Projeto Escola na Câmara Municipal realizado em Novo Oriente

Com o objetivo de despertar o senso crítico dos alunos sobre a política e mostrar o funcionamento do Parlamento Municipal para os jovens, a Câmara Municipal de Novo Oriente implantou nesta terça-feira (19), o projeto “Escola na Câmara”, que institui no calendário escolar do município a visita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a sede da Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do parlamento, as prerrogativas dos vereadores na elaboração de leis e fiscalização, gastos públicos.

O projeto contou com a participação dos alunos da Unidade Escolar Dona Adelaide de Sousa Martins, dos vereadores Toin Velho e do presidente da Câmara e autor do projeto, José Nilton, prefeito Afonso Sobreira, secretárias de educação Iraci Soares e de comunicação Marcia Oliveira, advogada Drª Willane Silva, contadora Cristiani Vilarindo e diretores da escola.

“Fomos surpreendidos com muitas perguntas importantes como leis, a questão de recursos, todas essas perguntas foram bem pautadas por eles, onde a assessoria jurídica e contábil, vereadores e o próprio prefeito foram bastante indagados, então isso é muito importante a gente ver a aluno com esse nível de conhecimento”, frisou o presidente e autor do projeto, vereador José Nilton.

A secretária de educação, Iraci Soares, também aprovou o projeto. “Achei muito bom, gostei muito da participação dos alunos, eles se expressaram muito bem e esse é o primeiro de muitos que iremos fazer na nossa cidade”, disse a secretária.

“Para mim foi muito interessante porque eu fiquei sabendo muitas coisas. Gostei das explicações do prefeito da Iraci e do presidente da câmara José Nilton. Eu gostei, despertou o gosto pela política, pelo Poder Legislativo, muito interessante”, destacou a aluna Ana Clara, que assumiu a presidência do parlamento durante a sessão.

O prefeito Afonso Sobreira destacou a importância do projeto para o amadurecimento da sociedade.

“É muito importante porque hoje a gente vê que o jovem em geral não gosta da política, eles acham que a política não pode interferir na vida deles, o que é um grande engano, a política interfere na vida de todos nós. Então esse projeto é muito louvável para que as pessoas do nosso município sintam a importância da política, se sintam parte do que é bom e do que é ruim da política porque todos os atos que eu faço como prefeito, que essa câmara municipal faz, reflete na qualidade de vida da nossa população. Então esse projeto tem que prosperar”, incentivou Afonso Sobreira.

POR PORTAL V1